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AVALIAÇÃO NO UBER

22/09/2022

AVALIAÇÃO NO UBER

Condutas para uma BOA nota no app.

Autor: Matheus Rodrigues


Segundo o Instituto de Economia Aplicada, o IPEA, aproximadamente 1,5 milhões de brasileiros trabalham como motoristas de aplicativos e/ou entregadores de mercadorias. Ainda segundo os dados do instituto, 61,2% destas pessoas atuam como motoristas de aplicativos, sendo a maioria esmagadora de indivíduos nesta categoria. Há algumas semanas falamos sobre a Uber Black, categoria Premium da Uber que é voltada apenas para motoristas muito bem avaliados. Mas fica a pergunta: como fazer para manter a nota lá no alto e ser um motorista bem avaliado? No post de hoje vamos apresentar algumas dicas para você conseguir uma boa avaliação e conquistar cada vez mais clientes na plataforma.

 

SER UM BOM MOTORISTA = VANTAGENS

Se você acabou de se tornar Uber ou até mesmo tem vontade de começar, aqui vai uma pequena explicação sobre como a empresa recompensa os bons motoristas. Através do Uber Pro, programa de recompensas disponibilizado pela empresa, os motoristas podem conseguir uma série de benefícios para seu trabalho. Conforme os condutores concluem suas viagens, uma quantidade de pontos é creditada para eles, ganhando pontos extras em determinados horários do dia. Todos começam na categoria mais baixa, Azul, e podem chegar até o ranking Diamante, o mais alto da plataforma. Quanto maior a categoria, maiores são as vantagens, sendo algumas delas: descontos em postos de abastecimento, acesso aos clientes VIPs da plataforma, planos de celulares oferecidos pela Uber, além de suporte preferencial e descontos em medicamentos, consultas e exames médicos. Resumindo: quanto mais bem avaliado você for, mais tem a ganhar.

 

AS 5 ESTRELAS SÃO A NOSSA META

O programa de benefícios é muito vantajoso, mas ser um motorista bem avaliado é algo essencial para se manter no aplicativo. Para que um motorista seja considerado apto a continuar na plataforma, sua nota mínima deve ser de 4.6, mas é sempre interessante se manter acima disso, afinal, ser cortado de uma fonte de renda como essa pode ser algo bem ruim para muitas pessoas. Para conseguir maximizar a sua nota e conquistar aquela avaliação 5 estrelas do passageiro, aqui vão algumas dicas que podem te ajudar nessa missão:

 

  1. Limpeza em dia, notas em alta

Um carro limpo por dentro e por fora é algo que sempre vai conquistar os passageiros, até porque ninguém gosta de veículos que estão sujos com papéis de bala em seu interior, ou então com os sábios dizeres “Me lave” em um dos vidros do carro. Não é preciso que o carro esteja sempre impecável e parecendo que saiu de uma de nossas lojas de tão limpo que está, mas procure sempre manter o seu veículo apresentável: limpo por dentro e por fora e, se possível, com um cheiro agradável. Se você, motorista, gosta quando o seu carro está limpo, pode ter certeza que o seu passageiro também vai gostar.

 

  1. Vestimentas também importam

Apesar da categoria de motoristas de aplicativo ser um trabalho autônomo que não exige um uniforme ou sequer tenha um código de vestimenta, isso não é motivo para usar aquele chinelo combinando com a bermuda florida. Passageiros, na qualidade de clientes que estão contratando um serviço, acabam sendo exigentes até mesmo com as roupas que o motorista está usando. Por isso, sempre tente andar apresentável, com roupas menos casuais e sempre dando preferência para vestimentas que transmitam uma seriedade para quem está com você.

 

  1. Gentileza gera gentileza (e boas avaliações)

Ser educado é algo gratuito, então, não custa nada cumprimentar o seu passageiro com um sorriso no rosto no momento em que você o encontra. Ser simpático também é uma boa forma de conseguir uma boa avaliação, mas isso deve ser feito com cautela, afinal, nem todos os seus clientes podem estar afim de jogar uma conversa fora. É sempre importante saber ler bem os passageiros que te acompanham, ou isso pode acabar gerando situações desconfortáveis tanto para você quanto para ele. Evite temas polêmicos, saiba respeitar o espaço da pessoa e, acima de tudo, coloque a educação e a simpatia para andar de mãos dadas no seu veículo.

 

  1. Deixe o seu cliente confortável

Ouvir o jogo do seu time é sempre emocionante, assim como ouvir aquela trilha sonora que te motiva, mas talvez o seu passageiro tenha outras preferências. Sempre pergunte se o seu cliente possui alguma rádio preferida ou até mesmo se prefere que você deixe o rádio desligado, pois esta atitude tão simples pode ser um diferencial na nota final que você receberá. Outro ponto importante é sempre zelar pelo conforto do seu cliente, perguntando se ele deseja que você desligue o ar-condicionado, se prefere que as janelas fiquem abertas, etc. Um cliente confortável é um cliente feliz, e isso só te trará benefícios.

 

  1. Siga os protocolos e seja aberto às sugestões

Quando um passageiro entrar no seu carro, sempre pergunte se pode iniciar a corrida e confirme o destino com ele pois, em alguns casos, podem ocorrer equívocos na hora de colocar o destino no aplicativo. Em seguida, pergunte se ele conhece algum caminho mais interessante para vocês. Apesar do motorista de Uber carregar a responsabilidade de sempre propor o melhor trajeto, em muitos casos você pode acabar esbarrando com alguma localidade nova, então, não hesite na hora de perguntar se o passageiro tem alguma sugestão. O GPS pode ser um excelente aliado, mas o seu cliente pode ser melhor do que ele. Seja aberto à sugestões pois elas podem fazer a diferença na sua avaliação.

 

  1. A pressa é inimiga da segurança

Muitos motoristas pensam que, quanto mais corridas fizerem, maior o seu rendimento será, e isto é algo que pode implicar numa direção duvidosa e perigosa. O trânsito por si só já possui inúmeros perigos, então, dirija sempre mantendo a sua segurança e a de seu passageiro. Evite velocidades extremas, manobras perigosas ou qualquer atitude que possa deixar o seu cliente desconfortável e colocar a vida dele em risco. Segurança é mais do que uma questão de boas avaliações: é questão de respeitar a sua vida e a do seu passageiro.

 

  1. Sinceridade é tudo

Você pode ser o melhor motorista do mundo, mas saiba que o seu passageiro pode descer do carro e simplesmente esquecer de deixar uma avaliação para a sua corrida. Não tenha medo de, no momento do desembarque, pedir para ser avaliado. Pode parecer uma atitude intrusiva, mas assim como você esquece de alguns detalhes no seu dia a dia, o seu passageiro também pode esquecer de deixar uma avaliação, então, não hesite em pedir aquela nota boa.

 

Conclusão

Essas foram algumas dicas básicas que podem te ajudar a conseguir boas avaliações na plataforma e, de quebra, ainda subir nos rankings da Uber e ganhar alguns benefícios bem interessantes no programa de vantagens. Aliás, se você já é motorista e está pensando em trocar de carro, ou se está procurando um veículo para começar a trabalhar na plataforma, aqui, na Lions Seminovos, você encontra veículos incríveis para esse mercado. Quer mais uma novidade? Temos condições especiais para motoristas de aplicativo! Tá esperando o quê? Continua por aqui, no nosso site, e dá uma olhadinha nas nossas ofertas. Até a próxima!

 

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