O seu carro dos sonhos está aqui. - Lions Seminovos

0800-454-0505

CARROS BLINDADOS

03/10/2023

CARROS BLINDADOS

Saiba como funciona essa tecnologia que segue ganhando espaço no Brasil

Autor: Matheus Rodrigues


CARROS BLINDADOS

Saiba como funciona essa tecnologia que segue ganhando espaço no Brasil

 

O mercado de automóveis é repleto de mistérios, e não é para menos, uma vez que existem diversos pequenos segmentos dentro desse universo. Um dos segmentos menos conhecidos, mas que continua cheio de segredos, é o dos veículos blindados. Esses carros conseguem, com algumas modificações, entregar um tipo de segurança bem específico para alguns clientes. Se você ainda não sabe como funciona esse segmento ou como pode entrar nele, preparamos um resumo sobre os principais pontos dos carros blindados. Sem mais delongas, vamos ao texto.

 

BLINDAGEM DE VEÍCULOS – PASSO A PASSO

 

No ano de 2022, segundo dados divulgados pela Abrablin (Associação Brasileira de Blindagem), o número de veículos blindados aumentou cerca de 45% em relação a 2020, chegando a uma estimativa de 285 mil carros blindados circulando pelas ruas, número que é estimado pois os dados ficam restritos ao Exército Brasileiro. O estado de São Paulo lidera o mercado de blindagens no Brasil, sendo responsável pela maior parte dos procedimentos que ocorrem em nosso país.

Caso a pessoa física ou jurídica tenha interesse em blindar o seu veículo, é necessário solicitar a autorização do próprio Exército Brasileiro através do formulário que está disponível online. Mediante a apresentação de determinados dados e do pagamento da taxa, a autorização será liberada, no caso, o Certificado de Registro. Caberá ao cliente dar continuidade ao processo de blindagem em um local autorizado pelo Exército, Governo e pela Polícia.

A blindagem possui 5 categorias, sendo 3 delas disponíveis para civis. As categorias são:

Tipo I – protege contra munições leves, como pistolas e revólveres calibre .22 e .38. Também resiste à pedras e ferros.

Tipo II e II-A – protege contra munições médias como 9mm e projéteis .357 Magnum

Tipo III-A – protege contra submetralhadoras e contra munições .44 Magnum. É o tipo de blindagem mais completo para Civis

Tipo III – protege contra fuzis e armamentos militares. Não está disponível para civis e é de uso restrito. Protege contra armas de calibre 7.62 e disparos de fuzis como FAL e AK-47

Tipo IV – protege contra metralhadoras de alto calibre e também contra granadas

 

Após as devidas liberações, o processo de blindagem pode ser iniciado. Pela legislação brasileira, a blindagem deve estar pronta em até 6 meses, mas é comum que tudo seja resolvido entre 30 e 45 dias. Para que a blindagem seja feita, é necessário que praticamente todo o veículo seja desmontado para que suas partes sejam substituídas pelas versões blindadas. Com exceção do motor, painel e do sistema de câmbio, todo o restante será trocado. É importante lembrar que a blindagem pode aumentar o peso do seu carro em até 800kg.

Algo que também deve ser mencionado é o custo da blindagem veicular: dependendo do veículo escolhido, é possível pagar até R$ 70 mil, valor que equivale ao preço de um Renault Kwid 2023 0KM.

 

MATERIAIS UTILIZADOS E COMO FUNCIONAM

 

O processo de blindagem ocorre em todo o veículo, mas utiliza materiais e tecnologias específicas para que seja concluído. Alguns dos itens são:

 

VIDROS BLINDADOS

Os vidros do veículo serão substituídos por versões que contenham policarbonato. O material torna os vidros mais grossos e impede que eles estilhacem, garantindo a proteção do condutor. As camadas de blindagem possuem funções específicas, desacelerando os projéteis e amortecendo seu impacto, além de uma camada que garante que nenhum estilhaço seja formado.

 

BLINDAGEM GERAL

O principal material utilizado em blindagens veiculares é a manta de Aramida, um material balístico que é capaz de amortecer com facilidade diversos calibres de munição. A Aramida é um tecido extremamente maleável e que pode ser aplicado facilmente em todo o veículo.

 

CINTAS PARA PNEUS

Os pneus também recebem uma blindagem própria, neste caso, dois tipos de cintas são aplicados. A cinta metálica é utilizada na parte interna para que, caso o pneu seja atingido por disparos, possa circular a uma velocidade de 20km/h. Já a cinta de borracha garante que ele consiga rodar por mais 50 quilômetros após ser alvo de projéteis.

 

AÇO BALÍSTICO

Similar a Aramida, o aço balístico também atua protegendo o veículo contra disparos, mas costuma ser aplicado em pontos estratégicos. O material é mais pesado do que a Aramida, mas oferece tanta proteção quanto (perde apenas na maleabilidade).

 

MEU CARRO JÁ ESTÁ BLINDADO! E AGORA?

Uma vez que o processo de blindagem esteja concluído, nesse caso, que a blindagem tenha sido aplicada e testada com sucesso, é importante ficar atento à qualidade da blindagem. Isso ocorre porque ela possui uma validade! O cliente deve levar seu veículo para revisões constantes que atestem que a blindagem ainda está funcionando corretamente, recorrendo a manutenção caso seja necessário. É importante ficar atento também nas condições do veículo pós-blindagem, uma vez que seu peso aumentará e poderá gerar danos caso não ocorra uma manutenção periódica. Sobre a documentação, ela também deve ser atualizada para que não haja nenhuma questão legal para o condutor.

 

Apesar de ter muitos passos, o processo de blindagem não é nenhum bicho de sete cabeças e, de quebra, ainda oferece uma série de benefícios para quem gosta (e pode ter) de uma segurança a mais para você e para a sua família.z'

 

Lions Seminovos

©2024 por Lions Seminovos Comércio de Automóveis LTDA.