O seu carro dos sonhos está aqui. - Lions Seminovos

0800-454-0505

CARROS ELÉTRICOS (PARTE 1)

08/12/2023

CARROS ELÉTRICOS (PARTE 1)

ENTENDENDO O MERCADO QUE MAIS CRESCE NO PAÍS

Autor: Matheus Rodrigues


  Se você é um entusiasta de carros ou até mesmo tem uma curiosidade sobre o tema, provavelmente já esbarrou com um termo que se tornou extremamente popular em 2023: carros elétricos. Esse ano marcou uma das maiores reviravoltas do mercado brasileiro e também do mercado global, com os EVs (Eletric Vehicles, ou VEs, veículos elétricos em português) ganhando cada vez mais espaço ao redor do planeta. Ainda que diversas pessoas mantenham um saudosismo em relação aos veículos a combustão, os números apontam que o segmento de elétricos/híbridos se tornará dominante até meados de 2040. Então, vamos entender um pouco mais sobre esse mercado.

 

NOVIDADE? NEM TANTO: OS ELÉTRICOS JÁ ESTAVAM ENTRE NÓS

 

  A BYD e a GWM podem ser os grandes nomes dos carros elétricos no momento, enquanto a Renault, a Citröen e diversas outras montadoras seguem disputando em inovações no segmento, mas a verdade é que os carros elétricos já existem no mundo desde o século XIX. A tecnologia desses carros começou a se desenvolver desde 1828, mas apenas em 1888 que o Flocken Elektrowagen, o primeiro elétrico da história, foi desenvolvido na Alemanha pelo inventor Andreas Flocken. Porém, os diversos problemas envolvendo autonomia de bateria, potência e produção fizeram com que eles fossem destruídos pela linha de produção montada por Henry Ford e seu lendário Ford T.

  No Brasil, os carros elétricos eram importados de outros países, sendo utilizados por empresas e para o transporte público em algumas cidades. Houveram tentativas de desenvolver um carro elétrico brasileiro, mas nenhuma delas foi bem-sucedida. Porém, cada vez mais vemos o começo do que pode ser o futuro dos carros no Brasil, com a ascensão das marcas chinesas e o começo de uma guerra para ver quem conseguirá o carro elétrico que se tornará o queridinho do brasileiro.

 

A REVOLUÇÃO DOS ELÉTRICOS: O COMEÇO (E O MOTIVO)

 

  Veículos elétricos/híbridos continuaram a aparecer no mercado durante toda a história, mas tudo mudou com a revolução que veio da Ásia: em dezembro de 2010, o Nissan Leaf chegava ao mercado e dava o pontapé inicial para a eletrificação. Utilizando as baterias chinesas como base, era o momento perfeito para a montadora japonesa dar esse passo rumo ao futuro. A primeira geração do Nissan Leaf carregava consigo o título de Emissão Zero, uma vez que ele era um veículo 100% elétrico, ou seja, nenhuma grama de CO2 seria produzida pelo hatch japonês. O carro, que foi desenvolvido para os meios urbanos, encontraria concorrência com a chegada do esportivo da Tesla, o Model S, lançado em 2012 no mercado norte-americano. Desde então, houve uma explosão de veículos no mercado, com cada vez mais montadoras aderindo às inovações.

  Como dito anteriormente, essa mudança não ocorreu de uma hora para a outra: desde 2009 a China começou com projetos de incentivo a eletrificação, concedendo isenção de impostos e até mesmo aportes financeiros para quem assumisse um compromisso para com o meio ambiente. O movimento foi tão bem-sucedido que transformou o tigre asiático no líder em vendas de baterias no globo. Uma vez que isto ocorreu, outros locais começaram a adotar políticas de descarbonização, incluindo a União Europeia em meados de 2019 com os tratados emergenciais de preservação do meio ambiente. E, como de costume, a pressão pelo cuidado com o meio ambiente chegou até mesmo nos países emergentes, ainda que determinados mercados estejam sofrendo para acompanhar essa tendência global.

 

O CENÁRIO ATUAL – ELÉTRICOS CHEGARAM PARA FICAR

 

  Enquanto no mercado a combustão nós temos marcas consagradas como Volkswagen, Ford, Renault etc, as coisas são diferentes quando falamos dos veículos elétricos: a China encontrou uma oportunidade neste segmento e segue aproveitando ela. Atualmente, podemos ver a ascensão de marcas como a GWM e a tão famosa BYD. Veículos como o Haval H6 e o Dolphin se tornaram populares nos últimos tempos, e as marcas chinesas têm pressionado cada vez mais as montadoras consagradas a se desenvolverem rapidamente. Quando você precisa lutar contra um gigante asiático, demora ou hesitação podem acabar prejudicando o futuro da sua empresa de maneira irreversível.

  É exatamente por isso que marcas como a Citröen, Peugeot, Volkswagen e muitas outras vêm focando no lançamento contínuo de veículos elétricos como o e-C3, e-3008 e os ID.s. E isso não acontece apenas nas marcas populares: montadoras de veículos premium como a Volvo também estão tentando conseguir seu espaço no mercado de elétricos com os XC40 e seus derivados.

 

E COMO ESTÁ O MERCADO DE ELÉTRICOS NO BRASIL?

 

  Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico, ABVE, o primeiro semestre do segmento foi marcado por um aumento de 58% na frota de veículos elétricos e híbridos (falaremos sobre os híbridos em outro momento), alcançando mais de 158 mil veículos eletrificados nas ruas. Quanto as fabricantes, o mês de novembro foi marcado pela consolidação do BYD Dolphin como o elétrico mais vendido do país. Os dados apontam que o modelo atingiu 1694 emplacamentos no mês, sendo que o total de veículos elétricos vendidos em novembro foi de 3197, ou seja, mais de 62% dos elétricos a bateria que foram emplacados pertencem à marca chinesa. Vale lembrar também que, recentemente, o Dolphin foi eleito o Carro do Ano pela Autoesporte, uma das maiores revistas/portais automobilísticos do país. Outros modelos figuraram nas vendas, como o GWM Ora 03, o já citado Volvo XC40 e o C40 da montadora, além do BYD Yuan Plus e o BYD Seal.

  Cada vez mais a importação de veículos elétricos se intensifica, e não só isso: os olhos das montadoras estão se voltando para o Brasil. Neste ano, a BYD adquiriu a antiga fábrica da Ford em Camaçari (BA), um investimento de R$ 3 bilhões no mercado brasileiro. A Stellantis, grupo que é dono de marcas como a FIAT e a Jeep, também anunciou neste ano que irá intensificar a produção de elétricos no país, utilizando o Polo Automotivo de Goiana (PE) como local para isso. Por fim, a GWM também irá produzir seus veículos em território nacional, utilizando a fábrica de Iracemápolis (SP) para mais esse passo rumo a eletrificação.

 

E ONDE POSSO CONSEGUIR O MEU ELÉTRICO?

 

  Essa é fácil: na Lions Seminovos! Aqui você compra o seu elétrico com pronta entrega, garantia de fábrica e com os menores preços do Brasil. Não perca tempo e entre de cabeça no futuro do mercado automotivo junto da Lions Seminovos. Até a próxima!

Lions Seminovos

©2024 por Lions Seminovos Comércio de Automóveis LTDA.