O seu carro dos sonhos está aqui. - Lions Seminovos

0800-454-0505

TAXA SELIC SOFRE SUA PRIMEIRA REDUÇÃO EM 3 ANOS

03/08/2023

TAXA SELIC SOFRE SUA PRIMEIRA REDUÇÃO EM 3 ANOS

Nesta quarta-feira (2), o Banco Central determinou a primeira redução da Taxa Selic desde 2020.

Autor: Matheus Rodrigues, Juan Moureira


FONTE: BANCO CENTRAL 

 

Após a reunião realizada no dia 2 de Agosto, o Comitê da Política Monetária (COPOM) optou pela redução da Taxa Selic em 0,50%, alterando de 13,75% para 13,25% ao ano.

 

TAXA SELIC: COMO A REDUÇÃO PODE SER BOA PARA VOCÊ E PARA A COMPRA DO SEU AUTOMÓVEL?

 

Pela primeira vez desde 2020, o Banco Central em conjunto com o Governo Federal, decidiu reduzir a taxa Selic em 0,50 pontos percentuais, fazendo a mesma cair de 13,75% para 13,25% ao ano. A redução foi inesperada e também extremamente disputada, com um voto de minerva dado pelo próprio presidente do Banco Central. A medida, que já havia sido antecipada meses atrás, previa uma redução de 0,25 p.p, proposta que foi votada na última reunião mas acabou sendo superada pela proposta atual. Agora, a pergunta que não quer calar: como essa redução pode ser boa para a compra do meu carro novo? Aqui você confere como isso pode ajudar você, consumidor, a realizar o sonho de comprar um carro ou trocar de carro.

 

TAXA SELIC: O QUE É? COMO FUNCIONA??

 

Falar sobre carros também é falar sobre economia, na verdade, talvez seja falar mais sobre economia do que sobre modelos e peças. Como vimos no texto sobre o Incentivo Fiscal que ocorreu em Junho, a compra do veículo é apenas a última parte do processo, visto que existem diversos fatores que impactam na compra do automóvel, principalmente as taxas de juros. De maneira resumida, a taxa Selic é a taxa base de juros do país, taxa essa que impacta em literalmente tudo que possa envolver algum tipo de juros. A Selic (abreviação para Sistema Especial de Liquidação e de Custódia) é atualizada diariamente pelo Governo Federal através da compra e venda de títulos públicos, dívidas que são vendidas para pessoas físicas ou jurídicas e que contribuem para a arrecadação de fundos para o país. A média diária dessas transações compõem a Selic efetiva, porém, existe a Selic meta, que atua junto a outras medidas para manter a economia brasileira sob controle. A taxa Selic meta é discutida periodicamente pelo Copom, o Comitê de Política Monetária, contando com políticos e membros do Banco Central para definir o futuro dessa taxa. As reuniões, que acontecem em datas pré-determinadas, visam estabelecer uma meta para a Selic.

Os juros são, muitas vezes, os maiores vilões do consumidor, mas é preciso entender o lado dos investidores e, principalmente, do próprio país. Muito dinheiro em circulação pode ser extremamente negativo para o mercado, uma vez que, se uma quantidade absurda de dinheiro está circulando e a oferta de produtos e serviços não a acompanha, a moeda sofrerá uma desvalorização. Nesta medida, um aumento da taxa Selic para travar um pouco a circulação do capital pode ser benéfica para a economia, ainda que isso não seja algo aparente. Mas, caso a situação seja o completo oposto, a redução dessa taxa se faz necessária para que o poder de compra das pessoas aumente, o que aquecerá a economia e ajudará os diversos setores do país. As reuniões periódicas do Copom visam justamente discutir quando tais manobras devem ser realizadas, sempre colocando em foco o que será melhor para a economia da nação.

Membros do Comitê de Política Monetária do Banco Central em reunião nesta quarta-feira (2). — Foto: Raphael Ribeiro/Banco Central

FOTO: RAPHAEL RIBEIRO/BANCO CENTRAL

E COMO ISSO AFETA O CONSUMIDOR?

 

Agora que o breve resumo sobre economia acabou, vamos ao que interessa: como isso impacta na sua vida como pessoa que deseja adquirir um veículo? Bom, a resposta é mais simples do que parece. Quando a Selic aumenta, todos os juros do país seguem esse padrão, o que significa que os bancos ficarão mais recuados quanto a empréstimos e financiamentos. As taxas serão elevadas de maneira a dificultar a aquisição de crédito, o que dificulta bastante a vida do consumidor. Como já é conhecido pelo público, comprar um veículo à vista não é nada fácil, seja no 0KM ou nos seminovos, o que leva a maioria das pessoas a comprarem seus veículos através da modalidade de financiamento. Bom, é aí que o problema começa: como financiar o seu veículo quando está difícil conseguir o crédito e, ainda que você consiga, as taxas de juros estarão nas alturas?

Porém, a redução da taxa Selic representa um excelente sinal para o consumidor, uma vez que as linhas de crédito começarão, aos poucos, a ficarem mais flexíveis. Isso impacta diretamente nos financiamentos de veículos, principalmente quando falamos dos carros seminovos que, estatisticamente, são mais acessíveis para o consumidor médio. Durante o período em que as medidas de incentivo fiscal foram anunciadas, diversos especialistas no mercado afirmaram que a redução dos juros base era necessária para que o aumento das vendas não se configurasse apenas durante aquele breve momento. Com linhas de crédito mais acessíveis, mais financiamentos se tornam possíveis e com taxas menores, algo que se apresenta como uma dupla vitória: o consumidor consegue o seu veículo e ainda pagará um preço menor, enquanto o vendedor conseguirá mais uma venda. Quando cliente e vendedor saem ganhando, o mercado sai ganhando e, consequentemente, a economia como um todo vence.

 

Saiba mais em nosso blog, sobre carros populares: https://www.lionsseminovos.com.br/blog/carro-popular--87

 

Lions Seminovos

©2024 por Lions Seminovos Comércio de Automóveis LTDA.